segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os 4P's do Marketing

Marketing

        O Marketing está apoiado em quatro bases, conhecido como os 4P's do Marketing: Produto, Preço, Ponto e Promoção.

Produto: é aquilo que temos para vender. seu produto ou seu serviço deve satisfazer as necessidades do cliente.

Preço: deve estar de acordo com o mercado e com o valor que o cliente está disposto a pagar. Geralmente o cliente considera bom preço o mais barato.

Ponto: indica muito mais do que o endereço onde está o empreendimento. O cliente tem facilidades de encontrar o produto, você oferece conforto para a compra ou uma boa distribuição.

Promoção: é o que divulga o Produto, o Preço e o Ponto, que são os outros três componentes do marketing. O cliente percebe que você oferece mais do que a concorrência. O sucesso da Promoção depende muito mais da criatividade que do dinheiro que você tem para gastar com ela. Para que uma Promoção traga resultados é preciso que ela chegue ao seu mercado consumidor com simplicidade, de forma clara e objetiva. Quem está no mercado tem que encontrar uma relação adequada entre esses quatro componentes do marketing para obter sucesso e eficiência. Não adianta você ter dois ou três ótimos serviços destes pontos e falharem em outros. Quem nunca desistiu de um produto ou serviço pelo simples fato de não conseguir encontrá-lo no mercado ou porque achou que o preço não estava adequado ao produto ou ao serviço.

        Produto, Preço, Ponto e Promoção devem estar em harmonia. Nenhum desses fundamentos pode faltar.

DICA: Você tem muitas maneiras de ouvir o seu cliente. A forma mais simples é conversar diretamente, ou fazer caixas de sugestões, questionários em papel ou via internet, ou sorteie um premio para quem responder a pesquisa.
Lembre-se de que o mercado está  mudando, por isso, quanto melhor você conhece o seu cliente, mais cedo vai descobrir em que direção o mercado caminha para poder se adequar a ele.



http://evolucaox.com.br/book

Um comentário:

  1. Este artigo esta muito bom. Você demonstro que não saber da existências destes P é um erro para que tem um negócio. E eles, os Ps precisam estar juntos, cada um no seu quadrado mas em harmonia.

    ResponderExcluir